Dicas da Iveco

5 dicas para melhorar sua gestão de frota

19 Apr 24
3 min

Manter tudo sob controle em uma gestão de frota é um desafio constante. Porém, com algumas dicas práticas, essa tarefa pode se tornar mais fácil. Saiba como!

A gestão de frota é fundamental em uma empresa. Porém, nem sempre é fácil manter tudo sob controle. Excesso de manutenção, ociosidade e alto consumo de combustível são só alguns exemplos das dificuldades que surgem no dia a dia.

Pensando nos desafios enfrentados, listamos 5 dicas para você melhorar a gestão de frota e torná-la mais eficaz!

Gestão de frota: 5 dicas para melhorar o desempenho

1. Faça a manutenção preventiva

Não dá para falar sobre gestão de frota sem a manutenção preventiva. Quanto mais cedo um problema for identificado, mais rápido é a sua solução e menos custos ele trará para a empresa.

Pense que as despesas de um caminhão parado no meio da estrada podem ser ainda maiores, já que compromete toda a logística e o prazo das entregas.

Dessa forma, monte um cronograma de manutenção e siga o mesmo à risca. Sempre que um problema surgir em um caminhão, dê prioridade para resolvê-lo. Conforme for se acostumando, você vai ver que a manutenção preventiva deve ser uma prática comum na rotina da empresa.

2. Avalie o consumo de combustível

É fundamental tirar um tempo e analisar o consumo individual da frota. Os gastos estão muito altos? Talvez o problema possa estar na rota usada. Neste caso, traçar caminhos mais curtos ou com menos congestionamentos pode ajudar na economia de recursos.

Por isso tudo, a análise constante do consumo de combustível se faz mais do que necessária para achar o problema.

3. Escolha rotas melhores

Uma rota ruim não só contribui para o aumento do consumo de combustível, como também atrapalha a sua logística. Por isso, para melhorar a sua gestão de frota, escolha os melhores trajetos.

Nem sempre a rota mais curta é a ideal, já que por ela pode haver mais tráfego de veículos. Assim, colete informações em órgãos como a guarda de trânsito da sua cidade ou a polícia rodoviária para auxiliar no mapeamento.

4. Invista em capacitação

A capacitação de motoristas também pode contribuir para a melhora na gestão de frota. De cuidados com os veículos até dicas de direção defensiva podem ser repassadas a equipe.

Outro assunto importante é em relação aos cuidados com a saúde. Vale falar sobre a atenção com a alimentação e a importância do sono, por exemplo. Afinal, profissionais saudáveis podem ser mais produtivos, aumentando o rendimento da frota.

5. Esteja aberto à tecnologia

Existe uma série de equipamentos para otimizar a gestão de frota. É possível gerenciar e acompanhar, em tempo real, toda a rotina dos veículos. O uso de GPS, por exemplo, permite acompanhar o percurso de ponta a ponta. Fora isso, há softwares que ajudam na leitura do tacógrafo.

Num mercado cada vez mais competitivo, ter informações precisas pode fazer a diferença. Por isso, quanto mais disposto a adotar novas soluções você estiver, melhor será sua gestão de frota.

Gostou das nossas dicas? No blog da Iveco, você confere muitas outras sobre o mundo da logística!

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!