Dicas da Iveco

Rastreamento de frota: o que é e quais são as vantagens?

27 Apr 24
3 min

O rastreamento de frota é uma tecnologia que cada vez ganha mais espaço no transporte de cargas. Conheça suas vantagens e as opções que o mercado oferece!

Quem trabalha com transporte rodoviário de carga sabe o quanto é importante mantê-la segura por todo o trajeto. E contar com um sistema de rastreamento de frota pode ajudar nesse sentido!

Isso porque, com o auxílio dessa tecnologia, você consegue ter informações em tempo real sobre a localização do veículo e muitas outras variáveis importantes.

Quer saber como o rastreamento de cargas pode ajudar sua empresa? Acompanhe o artigo e confira!

O que é o rastreamento de frota?

O rastreamento de frota ocorre devido à transmissão de dados via satélite, a partir da instalação de um dispositivo no caminhão. Com isso, é possível acompanhar a localização do veículo com precisão por onde ele passa.

Geralmente, esse rastreamento é feito por uma empresa contratada, que consegue identificar cada movimento. Além de verificar onde está, também é possível saber qual a velocidade que ele trafega, que rota foi utilizada, quantas vezes parou e até agir em casos de problemas ou acidentes.

Seu principal objetivo é registrar as diversas ações ocorridas para futuras análises, que vão da coleta até a entrega final da mercadoria. Com todas as informações em mãos, o gestor pode tomar decisões mais assertivas em relação à frota.

Quais as vantagens ao usar um sistema de rastreamento de frota?

Quem utiliza um sistema de rastreamento de cargas conta com vários benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Identificação imediata da localização da carga;
  • Acesso à eficiência tanto do veículo quanto do motorista, ajudando a empresa no gerenciamento de custos relacionados às operações da frota;
  • Observação e análise do comportamento inadequado dos condutores, como excesso de velocidade, desvio da rota ou parada em algum lugar impróprio;
  • Auxílio na manutenção da frota, já que o sistema envia alerta quando um veículo precisa de reparos. Isso contribui, por exemplo, na redução do desgaste de pneus e do motor, o que prolonga a vida útil do caminhão;
  • Segurança contra roubos e furtos, pois o veículo é acompanhado o tempo todo pela central de rastreamento;
  • Otimização da logística, já que a empresa pode visualizar mapas e rotas;
  • Em caso de acidente, é possível acionar serviços como de ambulância ou polícia.

Quais são as opções de rastreamento disponíveis no mercado?

O mercado oferece várias opções de rastreamento de frota. No entanto, as tecnologias mais utilizadas são:

GPS

O Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global (GPS), possibilita o rastreamento de cargas via satélite. 

Com ele, é possível ter informações em tempo real da velocidade e aceleração do veículo, abertura e fechamento de portas e jornada de trabalho do motorista. Desta maneira, a gestão de todos os veículos de sua empresa fica sob controle.

Radiofrequência

Neste modelo, é utilizado a emissão de sinais de rádio para localizar o veículo. A vantagem é que esta tecnologia permite encontrar a carga dentro de túneis ou em locais fechados como o subsolo. 

Além disso, ela não fica sujeita a inibidores de sinais, sendo facilmente localizável.

Telemetria

Além de permitir o rastreamento de cargas, a telemetria mantém armazenado o histórico da viagem. 

Por causa dos sensores instalados no veículo, é possível verificar a distância percorrida, as frenagens bruscas, a média de velocidade do caminhão e o consumo de combustível, por exemplo.

--
Depois de conhecer as tecnologias para o rastreamento de frota, que tal acompanhar outros conteúdos sobre o setor de transporte de cargas? Acesse o blog do Consórcio Iveco e leia tudo sobre o assunto!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!