Dicas da Iveco

Seguro Prestamista: qual a importância e como funciona?

19 Apr 24
3 min

O seguro prestamista pode auxiliar você e sua família na hora em que mais necessita. Quer entender melhor o que ele significa? Confira o blog post!

Existem muitos tipos de seguro disponíveis no mercado. Seja para carro, para casa ou para viagem, todos eles buscam garantir conforto diante de qualquer problema. 

O seguro prestamista também tem esse objetivo: proporcionar maior tranquilidade nas suas conquistas, como a compra de um veículo ou contratação de um empréstimo.

Com ele, você garante sua proteção e mantém sua família segura em caso de eventualidades. Neste post, vamos te apresentar ainda mais sobre o seguro prestamista e suas vantagens. Acompanhe!

O que é o seguro prestamista?

O seguro prestamista tem por finalidade garantir a quitação de uma dívida do segurado em caso de morte ou invalidez (a IPTA - Invalidez Permanente Total por Acidente). Ocorrendo alguma dessas situações, e conforme a cobertura contratada, a pessoa tem a garantia de que terá as prestações quitadas, deixando sua família tranquila.

De maneira geral, existem dois beneficiários na contratação do seguro prestamista. O primeiro beneficiário será sempre o credor, a quem deverá ser paga a indenização, no valor a que tem direito em decorrência da obrigação a que o seguro está atrelado, apurado na data da ocorrência do evento coberto, limitado ao capital segurado contratado. A diferença entre a parcela da indenização devida ao credor e o capital segurado na data do evento coberto, se houver, deverá ser paga ao próprio segurado ou ao segundo beneficiário indicado.

Vale lembrar que o segurado pode indicar a qualquer momento qual beneficiário deve receber esse saldo remanescente, podendo substituir quem já foi indicado ou indicar novos. Aí em caso de sinistro, será considerada a última alteração feita pelo segurado, desde que tenha sido recebida pela seguradora antes do pagamento do valor.

Por que o seguro prestamista é importante?

Para o consórcio que concede o crédito, por exemplo, o seguro prestamista é uma garantia ao segurado de que sua família não terá que arcar com as suas parcelas se algo acontecer.

Já para quem não tem patrimônio, esse seguro é comparado a uma proteção social, visto que seu objetivo é evitar a perda de algum bem adquirido.

Alguns exemplos nos quais o seguro prestamista pode ser utilizado são:

  • Consórcios;

  • Empréstimos junto a financeiras e bancos;

  • Cheque especial de bancos;

  • Cartão de crédito (para cobrir o saldo do cartão);

  • Financiamentos de bens (imóveis, veículos, etc); 

  • Empréstimos com pagamento consignado em folha.

Como contratar esse tipo de seguro?

O seguro prestamista não pode ser comprado diretamente com a seguradora. Sua venda pode ocorrer na loja em que você comprou um produto e deve ser contratado após o preenchimento dos requisitos necessários.

Na hipótese de ocorrer um desses riscos previstos na apólice, essa dívida terá aprovação e será integralmente quitada com o credor e o saldo remanescente pago ao beneficiário indicado pelo segurado.

O valor do seguro prestamista leva em consideração 3 fatores

  1. Custo das prestações;

  2. Vencimento das parcelas;

  3. Idade do segurado. 

Isso porque o risco para um crédito mais caro e mais longo é maior do que aquele para produtos mais baratos e com prazos curtos. 

Quais são os benefícios do seguro prestamista?

A última coisa que queremos ao adquirir um consórcio é que algum imprevisto aconteça, não é mesmo? Mas tem situações que fogem do nosso controle. É por isso que o seguro prestamista é importante: ele vai garantir que sua dívida seja paga.

Dessa forma, evita que sua família tenha que dar continuidade ao pagamento de toda a dívida, ou a perda de bens, diante de uma ocorrência que te impossibilite de manter o compromisso.

Por outro lado, garante à instituição credora o recebimento do valor contratado.

Sendo assim, você é o segurado, porque é quem contrata a cobertura. Mas, o primeiro beneficiário sempre quem concedeu o crédito. 

----

O Consórcio Iveco também oferece o seguro prestamista aos seus consorciados. Veja mais no vídeo abaixo:

Disponibilizamos tanto para quem vai contratar quanto para quem já contratou. Se você já é consorciado e tem dúvidas é só entrar em contato com o vendedor ou pelo e-mail seguroprestamista@consorcioiveco.com.br.

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!