Dicas da Iveco

Transporte e logística em 2021: tendências e previsões

18 Apr 24
2 min

Você sabe quais são as tendências de transporte e logística em 2021? Confira as principais previsões para esse setor e saiba como se planejar para este ano.

O setor de transportes teve um papel muito importante em 2020, principalmente em áreas críticas como a de medicamentos e alimentos. Afinal, ele auxiliou na entrega dos produtos e garantiu que estes chegassem até os consumidores finais durante a pandemia de Covid-19. Além disso, ele investiu recursos para providenciar a segurança dos motoristas nesse período de isolamento social.

Atualmente, o setor de transporte de cargas por rodovia tem 4 milhões de empregados diretos e 3,5 milhões indiretos. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), as demissões no setor em 2020 não passaram de 15% e a expectativa é de que ele cresça no mínimo de 2% a 3% em 2021.

Apesar de não ter sido tão afetado pela crise, é fundamental que os profissionais deste segmento se planejem para conseguirem superar imprevistos e aprimorar os serviços realizados. Por isso, neste post vamos elencar as principais tendências e previsões para o setor de transporte em 2021. Confira!

Carga fracionada e cliente omnichannel

Com o isolamento social, o número de vendas em e-commerces cresceu bastante. Só no primeiro semestre, o setor teve um faturamento 47% maior que o de 2019 no mesmo período. Sendo assim, as empresas de carga fracionada, que atendem as lojas virtuais, se beneficiaram do aumento dessas compras.

Algumas instituições chegaram a ter, inclusive, uma ocupação 120% acima do planejado. Em 2021, a tendência é que essas empresas continuem em alta, já que mais consumidores se acostumaram com a compra online.

Ainda, o cliente agora é omnichannel e as empresas precisarão integrar seus canais e estratégias para que ele tenha a mesma experiência tanto no online quanto no offline.

Automatização dos processos logísticos

A tecnologia se mostrou uma grande aliada das empresas em 2020, porque auxiliou na comunicação, na realização de processos e trouxe agilidade para o cotidiano durante a pandemia. Por isso, as empresas do setor de transporte vão investir mais em tecnologia em 2021, principalmente na automatização dos processos logísticos.

Automatizar tarefas é importante, porque traz agilidade e diminui a realização de atividades repetitivas por parte dos colaboradores. Dessa forma, eles conseguem se dedicar mais às atividades estratégicas do setor.

Motoristas mais qualificados

Investir na qualificação dos motoristas será mais uma prioridade das empresas do setor de transporte em 2021, já que eles influenciam muito no desempenho das entregas. Em alguns casos, eles ainda são os únicos colaboradores que têm contato com os consumidores finais.

Sendo assim, será fundamental fornecer cursos de capacitação regularmente sobre as boas práticas no trânsito, as novas tecnologias utilizadas pela empresa e a apresentação para os clientes.

Investimento na ampliação de frotas

A projeção para a Selic, a taxa básica de juros, em 2021 é de 3%, segundo a XP Investimentos. Com isso, a tendência é que os custos de crédito diminuam para incentivar a produção e o consumo.

Esse incentivo aliado à expectativa de retomada do crescimento do setor de transporte e à alta demanda de serviços vai exigir a renovação e ampliação de frotas das empresas. Afinal, frotas modernas melhoram a produtividade do negócio e, consequentemente, seus ganhos.

Para modernizar a frota de uma empresa, uma ótima solução é o consórcio, porque ele não tem juros nem entrada e não compromete o orçamento da instituição.Então, se você precisa renovar a frota de sua empresa em 2021 para obter melhores resultados, faça uma simulação de consórcio em nosso site!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!