Educação Financeira

5 dicas para controlar os gastos na estrada

03 May 24
3 min

Todo caminhoneiro autônomo precisa controlar os seus gastos na estrada. Mas como fazer isso de uma maneira eficiente? Confira 5 dicas que podem ajudá-lo.

O caminhoneiro autônomo passa boa parte do tempo na estrada. É nela que ele ganha seu sustento, mas também pode deixar de ganhar dinheiro quando não possui um planejamento financeiro. Afinal, os gastos na estrada podem abocanhar uma boa parte de seu lucro com os fretes, deixando a conta negativa no fim do mês.

Se você quer saber como controlar gastos na estrada e identificar para onde está indo seu dinheiro, este post pode ajudar. Veja 5 dicas para ter uma melhor situação financeira!

Como controlar os gastos na estrada?

1. Liste todos os seus gastos

Nem todo mundo adota esta prática, mas deveria. Isso porque, ao anotar seus gastos, você passa a encontrar onde estão as despesas necessárias e supérfluas; ou seja, aquelas que levam seu dinheiro embora.

Por isso, coloque no papel as despesas fixas, que possuem o mesmo valor todo mês, como aluguel, telefone, conta de energia etc. Em seguida, descreva as despesas variáveis, como a compra de lanches, roupas, eletrônicos e por aí vai.

Ao reparar nos pequenos gastos, você ficará surpreso ao ver como seu dinheiro vai embora em coisas desnecessárias. A partir daí, é definir quanto e no que economizar.

2. Defina um orçamento por período

Os gastos na estrada são mais fáceis de controlar quando você estipula uma certa quantia para despesas dentro de um tempo específico. Esse período pode ser semanal ou mensal. O importante é que você estabeleça o valor e busque não fugir dele.

3. Tenha uma ferramenta de controle

Use a tecnologia a seu favor para controlar os gastos na estrada. E ferramentas para isso não faltam! Você pode usar desde planilhas no Excel até aplicativos para celulares que são verdadeiros guardiões das suas finanças.

Com o GuiaBolso, por exemplo, você pode até acompanhar gráficos de como está gastando seu dinheiro. É tudo em tempo real e gratuito.

4. Separe gastos pessoais e profissionais

Esta é uma dica importante, mas que poucos profissionais autônomos conseguem aplicar na prática. Evite misturar as contas pessoais e profissionais. Por isso, separe os custos dos serviços e do caminhão, mais o valor para gastos futuros, e só depois retire uma parte para uso pessoal.

5. Cobre um valor justo pelos fretes

Tão importante quanto saber para onde o dinheiro está indo é ter clareza sobre qual o valor que você está recebendo mês a mês. Então, tenha o mesmo cuidado de fazer o controle de entradas para não ser pego de surpresa.

Outra questão fundamental é cobrar um preço justo pelo trabalho realizado. Quem aceita valores abaixo do mercado só para ganhar clientes pode estar andando em areia movediça. Uma hora, as despesas e os custos com o caminhão vão acabar cobrindo você.

Tenha em mente que os valores precisam cobrir todas as despesas e ainda sobrar para ter algum giro de capital.

Por fim, para que todas essas dicas tenham resultado, é importante que você mantenha um controle de orçamento e gastos. Só assim estará contribuindo com a sua saúde financeira.

Quer mais conteúdo sobre a profissão? Visite o blog do Consórcio Iveco!

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!