Dicas da Iveco

6 passos para começar a trabalhar com transporte escolar

27 Apr 24
3 min

O serviço de transporte escolar oferece muitas vantagens. Quer saber quais são e como iniciar um negócio nesta área? Clique no nosso post e confira!

Trabalhar com transporte escolar tem sido a escolha de muitas pessoas que desejam ter um negócio próprio. Flexibilidade de horário, independência financeira e um público que cresce cada vez mais são algumas das vantagens oferecidas por esse ramo.

Se você já pensou em prestar este tipo de serviço e tem dúvidas sobre como tirar a ideia do papel, confira o passo a passo neste artigo. Boa leitura!

O que é preciso para trabalhar com transporte escolar?

A primeira coisa necessária é ter um veículo para levar as crianças/adolescentes. Porém, também é preciso levar em consideração outras questões antes de trabalhar com van escolar.

Inicialmente, é necessário abrir uma empresa para fazer a prestação de serviço. Depois, verifique as regulamentações definidas pelo Denatran. Uma delas é que o motorista precisa ter carteira de habilitação na categoria D para transportar veículo com capacidade acima de 8 passageiros.

Além disso, é necessário uma autorização especial do Detran ou Ciretran de sua cidade, que deve ser fixada tanto na parte interna quanto externa do veículo. 

Outra condição é que a van deve passar por vistorias especiais duas vezes por ano (em janeiro e julho), onde são verificados os itens de segurança obrigatórios para o transporte escolar.

6 dicas para começar a trabalhar com transporte escolar

1 - Crie um plano de negócios

Ter um plano de negócios é o que pode fazer você se diferenciar das demais empresas quando falamos de trabalho com transporte escolar

Esse plano deve conter questões como:

  • Recursos humanos;
  • Finanças;
  • Público-alvo;
  • Principais concorrentes.

Depois de tudo isso definido, você vai conseguir encontrar um objetivo para seu negócio e dar início em sua empresa.

2 - Adquira um veículo de qualidade

Ter um veículo moderno e que acomode os passageiros com conforto e segurança é muito importante para quem deseja trabalhar com transporte escolar

Até porque você vai passar boa parte do tempo na estrada e não vai querer ficar na mão com um modelo que apresente problemas ou tenha imprevistos.

Se esta condição esbarra em seu orçamento, uma maneira de conseguir comprar um bom veículo é através do consórcio. 

Essa modalidade de autofinanciamento não exige entrada e nem cobra juros. Claro, a contemplação pode demorar um pouco, mas existem alternativas, como os lances, que podem dar uma ajudinha extra para você pegar logo a carta de crédito.

3 - Liste as escolas que gostaria de atender e entre em contato

Entrar em contato com as escolas mais próximas de seu negócio pode ser uma boa alternativa para começar a trabalhar com van escolar

Ofereça seus serviços, explique seu diferencial e mostre interesse em saber quais as dores que elas têm em relação ao transporte de alunos.

4 - Pense nos canais de comunicação e divulgação

Este é um ponto muito importante ao iniciar na área. Até porque você precisa buscar seu público para dar andamento no negócio.

Por isso, analise e responda as seguintes perguntas:

  • Qual o perfil da sua clientela?
  • Onde eles mais buscam informação?
  • Como chegar até eles?

Com um bom plano de marketing montado é possível usar a comunicação a seu favor.

5 - Contrate um seguro

É claro que não queremos que nada de ruim aconteça, mas é fundamental estar resguardado de qualquer problema. 

Por isso, não abra a mão de oferecer segurança a você e aos seus passageiros e busque um seguro para não ter grandes prejuízos.

6 - Dê atenção para o atendimento e relacionamento com os clientes

Quem pretende trabalhar com transporte escolar precisa estar ciente de que terá de lidar tanto com as crianças quanto os pais delas. 

Manter um bom relacionamento sem dúvida pode fazer toda a diferença. Escute o que eles têm a dizer e busque sempre oferecer o melhor serviço.

ACESSE A PLANILHA DE CONTROLE DE FROTA!

--
Trabalhar com van escolar é uma excelente opção de negócio próprio. Além da independência financeira, você contará com um mercado que cresce cada vez mais. Mas, para isso, é fundamental ter um bom veículo, confortável e moderno.

Caso precise de um, ou deseja trocar seu modelo por outro melhor, o consórcio é uma boa alternativa! Conheça mais sobre esse formato no site do Consórcio Iveco!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!