Dicas da Iveco

7 dicas para evitar o desgaste do caminhão

27 Apr 24
3 min

É possível evitar que peças do caminhão tenham um desgaste antecipado com alguns procedimentos simples. Quer saber como? Clique e confira nosso artigo!

Os custos com manutenção e reparos do caminhão podem ser bastante altos, principalmente quando deixados para fazer na última hora. Se esta é uma preocupação para você, confira neste blog post algumas dicas para evitar o desgaste do caminhão.

Você vai ver que, com medidas simples, é possível diminuir as idas à oficina. O que pode contribuir, e muito, para a redução dos gastos com o caminhão. 

Siga com a leitura e confira!

Qual a importância da manutenção preventiva?

É natural que, com o passar do tempo, haja um desgaste do caminhão. No entanto, ao tomar alguns cuidados, é possível retardar essa situação. E uma maneira de fazer isso é fazendo a manutenção preventiva.

As revisões periódicas são mais econômicas, pois detectam o problema ainda no início. Elas também impedem que uma peça desgastada cause problemas maiores, que podem resultar em sérias consequências para o motor. 

Por isso, realizar as manutenções com certa frequência pode evitar maiores gastos com o caminhão.

Como evitar o desgaste do caminhão?

Além da manutenção preventiva, existem outros procedimentos que devem ser feitos para evitar o desgaste do caminhão

Confira os 7 principais!

1.    Pratique a direção defensiva

Além de manter a segurança de quem dirige, a direção defensiva contribui para evitar o desgaste indevido do motor ou outras peças do caminhão. 

As peças podem sofrer maior deterioração quando o veículo é usado em condições severas. E isso pode se resultar em maiores idas à oficina.

2. Não sobrecarregue o veículo

Quem roda com peso em excesso não só está sobrecarregando o veículo como também infringindo a lei. 

Fique atento aos limites de carga indicado pelo fabricante e pelas autoridades. Assim você estará não só contribuindo para evitar o desgaste do caminhão como também possíveis multas.

3. Cheque o óleo do motor

O óleo lubrifica as peças, refrigera o sistema e veda contra gases provenientes da combustão. Por isso, ele é essencial na conservação do motor. 

Verifique com frequência seu nível e viscosidade. Faça a troca do líquido no tempo correto, sempre buscando um produto de qualidade.

4. Faça o correto uso da embreagem

Usar a embreagem indevidamente pode acelerar o desgaste do caminhão. Por isso, o motorista deve utilizar o pedal da maneira correta. Um exemplo disso é nunca usar a embreagem como freio.

5. Utilize combustíveis de qualidade

Um diesel de qualidade duvidosa pode não só prejudicar a conservação do veículo como resultar na perda da força do motor, aumento de consumo e obstrução dos bicos injetores. 

É a velha história do que é barato a curto prazo pode sair mais caro com o passar do tempo.

6. Fique de olho nos pneus

Os pneus devem estar sempre com a pressão correta para o tipo de carga que é transportada. Quando muito murchos ou cheios demais, podem acentuar o desgaste das ranhuras. 

Outra coisa que se deve evitar são os chamados pneus meia-vida – um tipo de pneu mais barato, porém já com um desgaste elevado.

7. Cuide do alinhamento e balanceamento

Esses procedimentos são fundamentais para você evitar o desgaste do caminhão. Isso porque um veículo desbalanceado exige mais dos pneus e outros componentes. Já no caso do alinhamento, faz com que o motorista tenha maior controle sobre a direção.

--

Gostou dessas dicas? Então aproveite para acessar outros conteúdos no blog do Consórcio Iveco!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!