Dicas da Iveco

Como escolher o melhor combustível?

04 May 24
3 min

Afinal, você sabe como escolher o melhor combustível para o caminhão? Então, confira aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a identificar a opção mais segura.

O combustível é um dos itens mais importantes para quem trabalha nas estradas, já que ele interfere em gastos e performance do caminhão. Por isso, encontrar o melhor combustível deve ser prioridade.

Porém, como fazer a escolha certa, já que existem diversos postos e tipos de combustível? Se você também tem dúvidas em relação ao assunto, confira as dicas que listamos neste blog post para ajudá-lo!

Qual é o impacto do combustível no veículo?

Verificar a qualidade do combustível é importante para que seu caminhão tenha vida longa e opere sem desperdícios. Se ele for de má qualidade, não só compromete o rendimento do seu veículo, como aumenta o processo natural de deterioração das peças.

Desde 2019, o óleo diesel recebe uma porcentagem de biodiesel, que é de 11% (conhecido como B11). A questão é que, apesar dos benefícios ambientais, a adição trouxe problemas para os veículos. Por ser um produto que absorve água e umidade, a tendência é de haver formação de borras e depósitos no tanque. Isso pode resultar em uma série de problemas, como o entupimento de filtros e injetores, desgaste dos componentes metálicos do motor e maior necessidade de troca de óleo e filtros.

Por isso, encontrar o melhor combustível pode fazer a diferença tanto para a preservação do seu veículo, como para garantir uma viagem tranquila.

Como escolher a melhor opção de combustível? 

Observe os tipos de combustível

São dois os tipos de diesel comercializados nos postos do país: S-500 e S-10. A diferença de um para outro está na quantidade de enxofre adicionada. No S-500, são 500 partes por milhão (ppm) do poluente, enquanto no S-10 são apenas 10 ppm.

O diesel S-500 é comercializado em postos de combustível localizados nas rodovias. Já o S-10 é vendido obrigatoriamente nos centros urbanos.

Utilize o combustível adequado ao veículo

A orientação é para que caminhões fabricados a partir de 2013 não abasteçam com o diesel S-500. Isso ocorre porque, a partir desse ano, a indústria automotiva precisou promover as mudanças nos veículos para atender à fase 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Já os modelos anteriores a 2013 podem fazer uso das duas versões do diesel.

Faça o abastecimento em postos de confiança

Buscar só o preço mais baixo não é uma garantia de que você estará pagando pelo melhor combustível. É necessário conferir também a credibilidade do posto, se ele apresenta as informações sobre quem é o fornecedor e como são suas instalações.

Sempre que possível, abasteça no mesmo estabelecimento. Até porque, em caso de algum problema relativo ao combustível, você tem para quem reclamar.

Além disso, desconfie daqueles postos que oferecem diesel a um preço muito inferior aos praticados no mercado. Ele pode ser adulterado, por isso é vendido mais barato.

Verifique se o combustível é certificado

Procure postos que façam o teste de controle de qualidade dos combustíveis que vende. No chamado teste de proveta, é verificada a densidade do diesel e presença de água, ferrugem ou poeira. Assim, você terá a segurança de estar adquirindo o melhor combustível para o seu caminhão.

Guarde as notas fiscais

A nota fiscal é a garantia que o consumidor tem, caso seja constatado que o combustível prejudicou o veículo. Com ela em mãos, você pode pedir ressarcimento ou mesmo solicitar indenização pelo prejuízo. Também é fundamental denunciar o estabelecimento à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Viu como é importante ficar atento a alguns detalhes para distinguir um combustível de boa ou má qualidade? Seguindo essas dicas, você poderá seguir tranquilo pela estrada.

Confira mais dicas e assuntos sobre caminhões, no blog do Consórcio Iveco.

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!