Dicas da Iveco

Diferentes tipos de CNH: como funciona?

08 May 24
2 min

Você precisa escolher o tipo de CNH mais adequada para a atividade que vai exercer, mas ainda tem dúvidas sobre isso? Então, confira aqui o que cada categoria exige!

No Brasil, existem 5 tipos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Cada uma corresponde a determinada categoria de veículo que se pretende dirigir. Por esse motivo, os processos e testes para a liberação do documento também alteram conforme o tipo de habilitação que se procura tirar.

Você está em dúvida sobre qual a carteira de motorista mais adequada para a sua atividade? Então, confira neste blog post as características de cada uma e como fazer para mudar de uma categoria para outra. Boa leitura!

Tipos de habilitação no Brasil

Categoria A

Esta categoria é indicada para quem vai dirigir veículo motorizado de duas ou três rodas. O exemplo mais conhecido é a moto, mas também engloba os triciclos, motonetas e ciclomotores.

Para ter essa habilitação é necessário completar 18 anos e cursar 20 horas de aulas práticas numa autoescola. No exame de direção o aluno precisa dirigir um veículo de duas rodas com mais de 120 cm3 de cilindrada.

Categoria B

Dos tipos de CNH, esta talvez seja a mais comum entre os motoristas. A categoria permite dirigir carros e caminhonetes, com no máximo 3500 kg ou cuja lotação não ultrapasse oito lugares, excluído o do motorista.

Também é necessário que o motorista tenha 18 anos e passe por 25 horas de aulas práticas. Caso o candidato seja habilitado em outra categoria, precisará fazer 20 horas de aulas práticas.

Categoria C

Passamos para mais um dos tipos de carteira de motorista: a C. Para ter a CNH dessa categoria é necessário possuir habilitação na categoria B por, no mínimo, um ano. Além disso, dentro desse período a pessoa não pode ter cometido infração grave, gravíssima ou média.

A categoria C dá direito ao motorista conduzir veículos acima de 3500 kg brutos, como aqueles usados na construção, terraplenagem ou tratores, por exemplo. Ainda, é permitido dirigir veículos com reboque, desde que o peso não ultrapasse 6 toneladas.

Categoria D

O motorista habilitado com a carteira D pode dirigir, por exemplo, ônibus e micro-ônibus. Ele pode também conduzir outros veículos das categorias B e C. No entanto, para ter a CNH D, a pessoa precisa ter idade mínima de 21 anos e ter dois anos na categoria B ou um ano na C. Ela não pode também ter cometido infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média no período de 12 meses.

Para fazer a carteira dessa categoria o motorista deve fazer exame médico para distúrbios do sono e um teste toxicológico.

Categoria E

Na lista dos tipos de carteira de motorista esta é a última e mais alta categoria. O motorista com CNH E não tem restrição quanto ao número de passageiros que pode levar ou mesmo de peso bruto total do veículo.

No entanto, para solicitar essa habilitação é necessário ter mais de 21 anos e portar a carteira C há, pelo menos, um ano. Aqui também vale aquela regra de não ter cometido infrações graves ou gravíssimas ou ser reincidente nas infrações médias, no último ano que antecede o pedido de mudança.

Por fim, é necessário ser aprovado em um curso especializado e em outro de treinamento de prática veicular em situação de risco, conforme as normas do CONTRAN.

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!