Dicas da Iveco

Transporte escolar como alternativa de negócio: vale a pena?

27 Apr 24
3 min

O transporte escolar é uma excelente alternativa de negócio. Se você está estudando a possibilidade de trabalhar na área, então confira nosso artigo!

O serviço de transporte escolar garante demanda durante quase todo o ano e é uma boa oportunidade de trabalho autônomo.

Quer saber mais sobre o segmento, para que tipo de perfil ele é indicado e como iniciar um negócio a partir dele? Então veja essas e outras informações neste conteúdo. Boa leitura!

Qual o perfil necessário para trabalhar com transporte escolar?

Além de gostar de dirigir, quem trabalha com transporte escolar também deve ter simpatia para lidar com crianças e adolescentes. 

É fundamental levar em consideração situações que podem surgir na rotina, como conflitos devido a falta de disciplina por parte de algum estudante. Neste caso, ter paciência é praticamente uma qualidade obrigatória de quem está atrás do volante.

Outro exercício importante de fazer é se você se vê trabalhando com isso daqui a 5, 10 anos. Claro que não precisa durar para sempre, mas quem inicia um novo empreendimento deve considerar estar comprometido com o negócio e seus possíveis desdobramentos no longo prazo.

Por fim, entender a dinâmica do setor pode ajudar a você decidir se esta é realmente uma boa opção.

Quando essa modalidade de serviço vale a pena?

A demanda é um ponto principal quando o assunto é transporte escolar. Neste caso, é preciso avaliar se a região onde você mora ou as mais próximas têm espaço para receber este tipo de negócio.

Para que dê certo, precisa haver tanto a procura por parte dos alunos quanto o valor das mensalidades cobrir as despesas. Só assim você terá um equilíbrio em seu negócio

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com transporte escolar?

Vantagens

Quem trabalha com transporte escolar conta com a flexibilidade de horários, já que os turnos são de manhã e à tarde. Nos momentos em que você está “parado”, pode aproveitar para conciliar com trabalhos paralelos.

Com um veículo próprio, você também tem a liberdade de fazer algumas viagens para outros grupos que não de estudantes aos finais de semana. Também é possível estabelecer parcerias com escolas e cursinhos, e assim ampliar a rede de atendimento.

Desvantagens

O excesso de concorrência e a sazonalidade são algumas das desvantagens desse tipo de negócio. Como é relativamente simples de iniciar nesta área, muitas empresas surgem no mercado ao mesmo tempo. 

Sem falar em outros meios de transporte que concorrem diretamente com o seu, como

  • Transporte público;
  • Viagens por aplicativos;
  • Carros dos próprios pais.

Também é preciso levar em conta os períodos de férias, em que a demanda por serviço para, e consequentemente não há geração de receita.

Como começar a trabalhar com transporte escolar?

É preciso levar em consideração todas as condições exigidas pelos órgãos competentes para você atuar sempre dentro da lei. Antes de qualquer coisa, você precisa ter autorização para dirigir. Por exemplo, se o seu veículo tiver capacidade acima de 8 lugares é necessário portar a carteira de habilitação na categoria D.

Além disso, existem mais alguns pontos importantes:

  • Veículos que transportam alunos precisam de uma autorização especial, emitida pela Ciretran de sua cidade ou Detran;
  • É obrigatório passar por vistoria e estar devidamente credenciado;
  • É necessário a abertura de uma empresa para que você possa prestar o serviço.

--
Se você ficou interessado em iniciar um negócio com transporte escolar, o consórcio pode ser uma boa opção para a compra de um veículo ideal para esse propósito. Acesse o site do Consórcio Iveco e aproveite para fazer uma simulação!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!