Dicas da Iveco

Vida de caminhoneiro: 8 dicas para uma vida mais saudável

28 Apr 24
3 min

Conciliar a rotina de caminhoneiro e bons hábitos parece difícil para você? Neste blog post, mostramos algumas dicas de como isso é possível. Confira!

Sabemos que a vida de caminhoneiro não é fácil. Esse profissional está praticamente o tempo todo na estrada e tem uma rotina intensa de trabalho. O problema é que, por conta da correria, os cuidados com a saúde podem ficar em segundo plano.

Pensando nisso, elaboramos este blog post com dicas que vão mostrar como ter uma vida de caminhoneiro mais saudável. Assim, você vai poder cuidar tanto do corpo quanto das entregas que tem pela estrada. 

Boa leitura!

Por que a saúde é importante na vida de caminhoneiro?

Um estudo feito por duas das maiores concessionárias de rodovias do país apontou que, em 2017, 79% dos caminhoneiros estavam com excesso de peso. A mesma pesquisa indicou ainda que 35% dos profissionais tinha colesterol ou glicemia alto.

Sem dúvida, são números preocupantes e que refletem a importância de se atentar a saúde do caminhoneiro. Além do bom funcionamento do corpo em si, a questão é que um motorista estressado e com problemas de saúde está mais propenso a se envolver em acidentes.

Então, se você deseja conciliar uma rotina mais saudável com o dia a dia de caminhoneiro, preste atenção a essas dicas!

8 dicas para uma vida de caminhoneiro mais saudável

1 - Defina horários para a alimentação

Ter horários regrados para alimentação ajuda muito o corpo. Isso porque se alimentar a qualquer hora pode alterar o biorritmo do organismo, acarretando aumento de peso corporal.  Então, busque seguir uma rotina e evite pular refeições.

2 - Dê preferência para uma alimentação balanceada

A alimentação na vida de caminhoneiro é um ponto essencial, mas que muitas vezes acaba não sendo tão organizada. Seja no restaurante ou levando sua própria marmita, sempre opte por alimentos nutritivos, como frutas e verduras. 

Também evite ao máximo muito salgados ou gordurosos, principalmente antes de dormir.

3 - Cuide da postura ao dirigir

Depois de longas horas na estrada, o corpo tende a ficar cansado. Nesse caso, é importante regular o banco adequadamente, tanto no encosto como para adaptar à altura correta. Esses cuidados fazem toda diferença para evitar dores na coluna, pernas e braços.

 4 - Evite inquietações e estresses

Dirigir sob o efeito do estresse, pode causar uma série de complicações em seu corpo. Por essa razão, tente se manter o mais calmo possível. 

Algumas situações podem ser evitadas, como sair mais cedo para evitar correr atrás do tempo. Além disso, com a ajuda de aplicativos, você também pode encontrar caminhos menos congestionados.

5 - Faça pausas para alongamento

O alongamento contribui para prevenir problemas circulatórios e musculares, evitando câimbras, por exemplo. Então, sempre que possível, dê uma paradinha para alongar pernas, braços e pescoço, que são os membros mais utilizados na direção.

6 - Mantenha a prática de alguma atividade física

Toda a atividade física ajuda a manter a saúde do caminhoneiro. Diante disso, sempre que puder, tente mexer seu corpo. Você pode, por exemplo, dar uma caminhada no pátio do posto em que estaciona seu caminhão para dormir. Até a famosa “pelada” com outros caminhoneiros  é uma forma de se movimentar. O importante é não ficar parado!

7 - Use filtro solar

Pegar sol direto no corpo pode resultar em uma série de doenças de pele. Por isso, antes de pegar a estrada, aplique filtro solar nas áreas mais expostas, como braço e rosto.

8 - Não negligencie as horas de sono

Uma boa noite de sono ajuda o organismo, e com isso você terá uma viagem mais tranquila e segura. Por esse motivo, nunca deixe de descansar por algumas horas, respeitando sempre seus limites e prezando pela sua qualidade de vida.

--

Gostou do conteúdo? Então sigas essas recomendações e compartilhe com seus colegas de profissão para que eles também possam ter uma vida de caminhoneiro mais saudável!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!